17/01/2013

Palavra, Língua, Fala e Níveis de Fala

O homem necessita de se comunicar: a comunicação é a base da vida em sociedade.
Para se comunicar, ele criou várias linguagens: a do rabisco, do desenho, da dança, da pintura, até chegar à palavra.
De todas as linguagens criadas pelo homem, a palavra é a mais utilizada. É através dela que ele esclarece o rabisco, explica o desenho, a dança, a pintura, as expressões matemáticas, os sinais de trânsito, etc. Enfim, é com a palavra que o homem se comunica com o mundo que o cerca.
A palavra é um símbolo. Diferente dos outros animais, só o homem é capaz de criar símbolos que representam o que vê, o que sente e o que pensa.
Ao criar símbolos, cria-se uma perfeita ligação entre homem → linguagem → mundo.

PALAVRA
A palavra é um símbolo criado pelo homem para representar o seu mundo.
O conjunto de palavras comuns a uma determinada sociedade forma a língua.
Exemplos:
Língua do Brasil: língua portuguesa;
Língua da França: língua francesa.

LÍNGUA
A língua é um fenômeno social à disposição das pessoas que compõem uma comunidade.
A língua portuguesa é usada no Brasil, mas cada pessoa tem sua maneira própria de falar, que varia de acordo com o seu jeito de ser, com a situação em que se encontra, com o ouvinte, etc. Essa utilização pessoal da linguagem chama-se fala.

FALA
A fala é a utilização da língua pelo falante.
Dentro de uma mesma sociedade, as pessoas são diferentes entre si. Há diferenças individuais e sociais que revelam variedade de temperamento, preferências, idade, sexo, profissão, posição econômica e cultural, grau de escolaridade, local em que reside, etc. No ato da fala essas diferenças são evidenciadas.
Além disso, há no ato da fala outras influências que são determinadas pela situação em que ela ocorre: o lugar, o momento e o grau de intimidade entre os falantes. Todos esses fatores acabam refletindo-se na fala das pessoas, criando-se os diferentes níveis de fala.
Dependendo da situação, um mesmo falante poderia expressar-se das seguintes maneiras:
a) Cheguei em casa com a cabeça cheia de grilos.
Situação de informalidade
Predomínio de linguagem popular → cheguei em casa
Uso de gíria → cabeça cheia de grilos
Nível de fala: coloquial

b) Cheguei a casa com reflexões inquietantes.
Situação de formalidade
Predomínio de linguagem culta → cheguei a casa
Uso de vocabulário apurado → reflexões inquietantes
Nível de fala: formal

NÍVEIS DE FALA
Níveis de fala são as diferentes manifestações do falante em diferentes situações.
A fala coloquial é usada em situações familiares ou espontâneas. Por isso não há preocupação com as regras gramaticais. A fala formal, ao contrário, é usada em situações menos espontâneas, quando não há intimidade entre os falantes, havendo preocupação com o vocabulário e com as regras da gramática.
As características da fala formal podem ser encontradas também na língua escrita e na língua literária, porque todas elas se prendem às regras gramaticais.
O estudo da gramática proporcionará, portanto, o conhecimento das regras necessárias à utilização da fala formal, permitindo também a compreensão e produção de textos expressos nessa linguagem.

Questões resolvidas - 04 - Matemática

Questão: No almoxarifado da escola onde Ana trabalha existem canetas de 3 cores num total de 15 canetas. Ana entra no almoxarifado, no escur...